" O Amor é essencial, O Sexo, acidente;Pode ser igual, Pode ser diferente"
Fernando Pessoa

Marcadores

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

E-mail homofóbico de aluno de medicina da UFCSPA gera protesto nesta sexta-feira, 10, em Porto Alegre

E-mail homofóbico


por Redação MundoMais

ReproduçãoO protesto começa às 17h em frente à UFCSPA

PORTO ALEGRE – O Grupo Somos, Comunicação, Saúde e Sexualidade do Rio Grande do Sul marcou para esta sexta-feira, 10, às 17, uma manifestação em frente à Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) para protestar contra um e-mail homofóbico de um estudante do curso de medicina.
O e-mail foi repassado a uma lista de alunos após a eleição do Diretório Acadêmico (DA) do curso. Dos cinco membros da chapa vencedora, dois deles são gays. Por conta disso, um dos membros da chapa perdedora escreveu o e-mail para o grupo.
"Está na hora de unirmos forças e, veladamente, fazer o que nos couber para dar fim – pouco a pouco – nesta peste. No momento da consulta [médica oferecida pela faculdade] de uma bicha, ou recuse-se (pelos meios cabíveis em lei), ou trate-os "erroneamente!!!", dizia o e-mail. .
Lambedores de paus alheios – Esta foi apenas a deixa para chover comentários enxovalhando os gays da chapa vencedora. “Numa falsa busca por igualdade e respeito, esses lambedores de paus alheios tentam em vão nos convencer de que é inevitável o futuro rosa, amparado pelo (...) preconceito às avessas contra aqueles que bravamente se levantam contra a ação gayzista”, disse outro estudante do 5º ano de medicina.
Os universitários gays Igor Rabuske Araujo, 21, e Alex Vicente Spadini,19, e os demais membros da chapa vencedora denunciaram os e-mails de hostilidade homofóbica à reitoria da UFCSPA. Em carta publicada no site da universidade ontem, 09, o Conselho Universitário disse que irá denunciar o caso na Polícia Federal, além de instaurar um processo de investigação interna para responsabilizar os autores das mensagens.
Palavras da reitora – Durante a reunião do Conselho Universitário, a reitora Miriam da Costa Oliveira disse que a atitude destes universitários era deplorável e que está em desacordo com a UFCSPA. “A universidade deseja intensamente encontrar o culpado, pois é preocupante a possibilidade de existência de um aluno da área da saúde que possa sequer cogitar a realização de um mau atendimento a um paciente”, disse a reitora que lembrou a frase do juramento dos médicos: "nunca me servirei de minha profissão para favorecer ao crime".

http://www.mundomais.com.br/exibemateria2.php?idmateria=1872

Nenhum comentário:

Postar um comentário