" O Amor é essencial, O Sexo, acidente;Pode ser igual, Pode ser diferente"
Fernando Pessoa

Marcadores

sexta-feira, 11 de março de 2011

4ª Parada da Diversidade LGBT da Transamazônica e Xingu terá participação de travestis indígenas



Março é o mês do orgulho LGBT da Transamazônica e Xingu. Além da 4ª Parada do orgulho LGBT, que ocorre no próximo domingo (6), na Avenida João Pessoa – Orla do Cais de Altamira, diversas outras atividades farão parte desse grande momento de manifestação e celebração para a democracia no Brasil.
Com o tema “Amai-vos uns aos outros: Basta de Homofobia!”, o mês do orgulho LGBT propõe uma reflexão acerca da constante oposição da Igreja aos avanços dos direitos humanos. O objetivo dos organizadores é questionar a moral religiosa conservadora que vem se reafirmando como um dos principais obstáculos ao avanço da cidadania e dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais no Brasil e no mundo. Seguindo a mesma temática definida para a parada de São Paulo, a parada Transxingu traz para discussão as dezenas de direitos constitucionais que são negados ao público LGBT – como a união civil, a adoção, o usufruto, a dependência e a herança.
O evento, organizado pela Associação da Parada do Orgulho LGBT da Transamazônica e Xingu (APOLGBTTX), representa a união de 11 municípios da região transxingu e terá a participação de índias travestis (inseridas na cultura indígena e assumidamente LGBT), com destaque garantido nos carros oficiais da parada. A concentração começa a partir das 14h, em frente ao Centro Cultural da Eletronorte.
A violência contra LGBTs no Pará e o incentivo ao teste de Aids serão abordados com destaque no evento. Segundo dados do Centro de Referência de Prevenção e Combate à Homofobia, 18 assassinatos de homossexuais em razão da homofobia foram registrados no estado no ano de 2010. Para a coordenação da parada Transxingu, este número pode ser maior, já que muitos crimes não são denunciados ou registrados como homofóbicos.
Segundo dados do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Altamira possui 101 casos de HIV confirmados, sendo 39 homens, 62 mulheres e 6 homossexuais – sem contabilizar as pessoas infectadas que não sabem que portam o vírus. Por isso, a APOLGBTTX pretende, por meio da campanha “Fique Sabendo”, mobilizar a população a realizar o teste de HIV. Voluntários e formadores de opinião de Altamira e região serão envolvidos na campanha para incentivar as pessoas a fazerem o teste e assim diminuir cada vez mais o preconceito em relação ao HIV/Aids. A campanha “Fique Sabendo” é uma iniciativa do Departamento Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde e em Altamira tem parceria da associação da parada LGBT.
PROGRAMAÇÃO: 6 de Março 2011 – 4ª Parada do Orgulho LGBT da Transamazônica e Xingu
CONCENTRAÇÃO: A partir das 14h, em frente ao Centro Cultural da Eletronorte
LARGADA DA PARADA: 18h
CONTATOS: (93) 9137 1141 ou 9129 9820
Texto: Assessoria de Imprensa da APOLGBTTX

Nenhum comentário:

Postar um comentário